Objetos e acessórios necessários para seu evento

O aparelhamento da mesa de refeições consiste em equipá-la com os utensílios para o tipo de serviço escolhido. Estes utensílios são basicamente travessas, pratos e talheres, copos e taças, acrescidos de outros conforme sejam necessários aos pratos a serem servidos e ao modo de servir.

eventos3

Toalha. Uma toalha de fino artesanato é usualmente reservada para uma recepção com várias mesas, empregam-se toalhas de boa qualidade como o adamascado ou outro tecido decorado de fábrica, principalmente se há que cobrir várias mesas de modo igual. Podem ser colocados também toalha lisa com sobre toalha ou cobre mancha, ou um bonito caminho.

cha de bebe9

A louça. Constituem peças básicas de um serviço de jantar o prato de refeições, prato pequeno para sobremesa e dependendo do serviço tijelinhas de finger food. A Malaguetaloc trabalha com louças de ótima qualidade para locação.

Pratos ou taças para sobremesa têm prato de serviço menor, e se for uma sobremesa mais mole, pode ser servida em taças de vinho, fica muito bonito e elegante. O talher da sobremesa, depois de usado, é deixado sobre esse pratinho e não dentro da taça.

Copos. São colocados adiante do prato, um pouco para a direita, deixando-se espaço para os talheres de sobremesa. São no mínimo um ou dois copos-de-pé, um maior para água e, à direita deste, outro menor para vinho. No caso de serem servidos vinhos branco e tinto, os copos estarão dispostos em escala decrescente de altura e capacidade, da esquerda para a direita: o maior para água, seguido do copo para vinho tinto (que tem tamanho médio) e do copo destinado ao vinho branco (menor). Pode ser acrescentada à direita uma taça para champanhe, mas se é do tipo “fluit”, será colocada fora da linha, um pouco para trás. Na ordem indicada os copos podem ser servidos com mais facilidade pelo garçom, pela direita do comensal, sem que, ao servir o primeiro, o corpo ou bojo da garrafa atinja a borda do copo vizinho.

Guardanapo. No aparelhamento da mesa, o guardanapo é colocado à esquerda do prato, junto aos garfos, ou no pratinho de pão. É dobrado em mitra, em triângulo ou retângulo (em formas simples, e não com exageros de criatividade, como se fosse um origami.

cha de bebe10

Talheres. O Aurélio informa que a palavra vem de tailhoir, do francês, significando “prato de cortar carne”, que passou a designar os utensílios de cortar e servir. Os talheres variam em tamanho e forma segundo suas finalidades, o material de que são feitos, e quanto ao design das peças de um e outro fabricante. Antigamente feitos de prata ou de estanho, modernamente são predominantemente de aço inoxidável. À mesa, são dispostos numa certa ordem, junto ao prato da refeição. A ordem é simples, apesar de que são dois sistemas.

Dois modos de uso do talher, e de servir. O manuseio do talher tem duas orientações vigentes na hotelaria, decorrentes de certos aspectos históricos definidos na Inglaterra e na França no século XVIII, correlacionados com modos de servir a refeição, que diferiam na ilha e no continente.

O serviço à inglesa pode não requerer mais que uma faca e um garfo, pois toda a comida está resumida a um único curso, que reúne carne, massas e legumes dispostos separados no mesmo prato, precedidos de uma salada.

Os ingleses colocam sobre a toalha os garfos e as colheres com a sua concavidade e pontas voltadas para cima, e nessa mesma posição também eles estarão em descanso sobre o prato, e serão deixados ao final da refeição. As facas ficam à direita do prato e os garfos à esquerda.

No modo francês as facas ficam à direita do prato e os garfos à esquerda, como no modo inglês, porém são utilizados talheres variados, porque a refeição tem mais de um prato, podendo compreender dois ou mais, e colheres e garfos ficam emborcados, dispostos sobre a mesa com as costas para cima, a concavidade e as pontas voltadas para baixo.

A diferença entre a disposição inglesa dos talheres e a posição francesa, com as costas para cima, é explicada por vários autores como a diferença ao exibir as armas da família: os franceses faziam a gravação nas costas do garfo, enquanto os ingleses as imprimiam no lado oposto. E nessa posição também eles estarão em descanso sobre o prato, e serão deixados ao final da refeição.

Mas a principal diferença entre o modo inglês e o francês está no modo de segurar, e qual a mão que empunha o talher ao comer.

Os ingleses consideram que os garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los apenas para cortar, não para comer. Para cortar, o garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura com a mão direita. Utilizada a faca, ela é deixada descansando sobre a borda superior direita do prato e o garfo volta para a mão direita, para levar o alimento à boca. Quando for cortar novamente uma porção, a pessoa volta o garfo para a mão esquerda e utiliza a faca com a mão direita. No decurso da refeição o garfo é seguro por pressão do dedo polegar contra os dedos indicar e médio.

Para comer ao modo francês, os europeus da Europa Continental, usam o garfo todo o tempo na mão esquerda e a faca na mão direita, não apenas quando cortam a carne ou outro alimento, mas igualmente para comer. O garfo é seguro com o envolvimento de todos os dedos da mão esquerda. Um montinho da comida é moldado elegantemente nas costas do garfo – lado convexo – com o auxílio da faca, segura pela mão direita, e assim levado à boca, com a mão esquerda. Portanto, para imitar os franceses, não basta comer com a mão esquerda: é preciso também saber utilizar o garfo com o lado convexo para cima e dentes para baixo.

O uso da colher também é marcado pela diferença entre os dois modos, inglês e francês. No modo inglês, a colher é levada à boca em posição paralela aos lábios, que quase não se abrem para aspirar o líquido pela borda lateral da colher, enquanto no francês a colher é conduzida perpendicularmente aos lábios e sua ponta introduzida na boca.

Pausas: Um talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa. É ruim sujar a toalha da mesa, com alguma partícula ou gordura dos talheres. Quando o convidado abandona os talheres para usar o guardanapo, partir o pão, etc., ele não usa o descanso para talheres. A faca é deixada obliquamente em dois pontos de apoio sobre a borda do prato em uso.

Para descansar também o garfo, este é deixado sobre o prato, direcionado para a frente, com o cabo voltado para si, fazendo um triângulo com a faca que esta obliquamente na borda do prato, e com a concavidade para cima, se o manuseio é à inglesa, e com a concavidade voltada para baixo, se usado à francesa.

Ao final da refeição o garfo e a faca são deixados sobre o prato unidos em paralelo, a faca à direita do garfo, o lado cortante da faca voltado para o interior do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito. É considerado reprovável deixar os talheres inclinados, do lado de fora e de cada lado do prato, com as pontas apoiadas nas bordas, como as asas abertas de uma ave.

No Brasil. O modo francês que usa a mão esquerda para comer, com a faca permanentemente na mão direita para ajudar, tem apenas seu fundamento histórico, enquanto o modo inglês que também tem seu fundamento histórico, me parece mais racional, uma vez que a grande maioria das pessoas faz o manuseio dos objetos predominantemente com a mão direita. É um modo mais lento e elegante de comer.

A refeição completa. Os franceses criaram a refeição em vários cursos ou etapas, em que os pratos são servidos em uma sequência orientada, dos considerados mais leves e preparatórios da digestão, aos pratos de carne, considerados mais pesados e servidos ao final, seguidos de um prato de queijos.

Pesquisas mais frequentes, veja também o conteúdo das páginas abaixo:

Veja os produtos da Malaguetaloc para aluguel de mesas e cadeiras:

  • Locação / aluguel de talheres para festas
  • Locação / aluguel de taças para festas
  • Locação / aluguel de copos para casamento
  • Locação / aluguel de rechauds para recepção
  • Locação / aluguel de talheres para casamento
  • Locação / aluguel de taças de champagne para eventos
  • Locação / aluguel de pratos de porcelana para eventos
  • Locação / aluguel de talheres eventos
  • Locação / aluguel de garfos, facas e colheres para casamentos
  • Locação / aluguel de mesas de madeira com cadeiras de plástico para festas
  • Locação / aluguel de mesas de madeira e cadeiras de ferro para casamentos
  • Locação / aluguel de mesas de plástico com cadeiras de ferro para recepção
  • Locação / aluguel de mesas de plástico com cadeiras de ferro para jantares
  • Locação / aluguel de louças para festas e eventos
  • Locação / aluguel de copos para eventos corporativos
  • Locação / aluguel de louças para feiras e congressos
  • Locação / aluguel de louças para palestras

Pesquisas mais frequentes, veja também o conteúdo das páginas abaixo:

Aluguel de talheres, aluguel de copos, aluguel de taças, aluguel de copos, aluguel de réchaud, aluguel de pratos, aluguel de materiais, aluguel de acessórios, Locação de mesas e cadeiras, aluguel de mesas e cadeiras para casamento, aluguel de mesas, aluguel de mesa e cadeira para festa, arrumação de mesas e cadeiras para eventos, aluguel de mesas, Aluguel de cadeiras, mesas cadeiras e toalhas, aluguel de copos para casamento, mesas e cadeiras, toalhas de mesa, aluguel de copos, aluguel de mesas e cadeiras de plástico, aluguel de mesa, Locação de mesas e cadeiras, aluguel mesas e cadeiras, locação de louças, locação de talheres para festas, aluguel de louças para eventos.

Solicite um orçamento para locação de mesas e cadeiras para festas.

A Malaguetaloc é especializada em locação/aluguel de materiais e acessórios para casamento, festas e eventos, Com vasta experiência no mercado de Locação prestando serviço de qualidade com compromisso, agilidade e pontualidade

  

Solicite um orçamento para locação de pratos, copos, taças e talheres.

Contando com amplo estoque a pronta entrega e Malaguetaloc é especializada em locação/aluguel de pratos, copos, taças e talheres para casamento, festas e eventos, Nossos materiais são todos de linhas semi luxo da Tramontina de altíssima qualidade.

Quer fazer uma festa ou evento, conheça os materiais para alugar da Malaguetaloc

 

2 Respostas para “Objetos e acessórios necessários para seu evento”

  1. Gildete pereira julho 11, 2015 em 2:18 pm #

    Vou realizar um evento em 31/10/20015 em Itaquera SP, por morar em Jundiaí gostaria de obter os materiais na região do evento, portanto gostaria de um orçamento para: 250 pratos sextavado, 250 facas,250 garfos e 400 taças para refrigerante. Obrigado fico no aguardo.
    Att Dellafiore Buffet.

  2. Idneide julho 22, 2016 em 5:50 pm #

    Boa Tarde.
    Preciso de um orçamento que inclui. pratos jantar e sobremesa, talheres,toalha de mesa cor marsalla (vinho ) e capas para cadeiras.
    Fico no aguardo.
    Obrigada

Comentar